Ao entardecer do dia 8 de Agosto de 1968, um grupo de boas vontades reuniu-se no palheiro de Chico Ferrador, em Santo Ovídio, com o objetivo de constituir o Rancho Folclórico de Santo Ovídio/Praias-Sado, tendo, mais tarde, optado por incluir no nome apenas esta última localidade.
Porque as instalações em Santo Ovídio não eram as mais condignas, o Rancho instalou-se no Centro de Promoção Social, em Praias-Sado, posteriormente, no local onde funcionou a Comissão de Moradores.
O Rancho Folclórico de Praias-Sado ainda chegou a tentar a sua fusão com o Sport Clube Praiense e com a Sociedade Musical Caprichosa Praiense, mas a iniciativa não teve êxito e os responsáveis do Rancho começaram a trabalhar para conseguir instalações próprias. O primeiro passo para esse objetivo foi dado quando conseguiram um recinto fechado, em madeira, num terreno em frente do restaurante Traineira.
Em 1979, o Rancho de Praias-Sado adquiriu um terreno, começando a construção da sede própria em 1983.
Ao longo da sua história o Rancho Folclórico de Praias-Sado participou em inúmeras iniciativas em todo o País e estrangeiro e em 1990 foi premiado no Desfile de Trajes no Festival de Lisboa. Neste capítulo destacam-se os trajes de "vendedeira de peixe" (peixeira), "apanhadora de laranjas", "apanhadora de ostras", "descarregador de peixe da Lota", "salineiro do estuário do Sado", "pescador do Sado", "varina rica da cidade de Setúbal" e "família abastada da região".
Os responsáveis pelo Rancho Folclórico de Praias-Sado procuram que o folclore constitua uma escola para todos quantos integram o Rancho. Neste espírito de verdadeira escola de folclore, ao Rancho Infantil deve a sua fundação. Aberto a crianças a partir dos seis anos de idade, ali se têm formado jovens valores que têm no Rancho de Adultos a possibilidade de continuar o seu gosto pelo folclore.
Rua Principal de Praias do Sado, n.º 101
2910-345 Setúbal
265 751 410
966 863 117
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.