O passeio “Não caias nessa!”, com mais de três dezenas de seniores envolvidos, esta manhã, na freguesia do Sado, em Setúbal, evidenciou a importância de um envelhecimento ativo através da atividade física e sensibilizou para a prevenção de acidentes.
A iniciativa, enquadrada no projeto de cidadania e de promoção da saúde da Câmara Municipal de Setúbal “Fórum de Saúde – Setúbal a Pensar em Si”, decorreu em parceria com a Junta de Freguesia do Sado e com a ULSA – Unidade Local de Saúde da Arrábida.
O Jardim Espaço Liberdade foi o ponto de partida da caminhada até ao Moinho de Maré da Mourisca, e retorno, num total de cerca de três quilómetros, a qual contou também com a participação de enfermeiros do Centro Hospitalar de Setúbal, da presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, e de técnicos do município.
Aos participantes, além do incentivo para uma prática desportiva regular, promotora de um envelhecimento ativo e salutar, os profissionais de saúde sensibilizaram para a necessidade de prevenção de quedas, informando sobre os principais riscos associados e as medidas de autoproteção a adotar.
A atividade para a população sénior, que incluiu ainda exercícios de aquecimento e alongamento, procurou promover, durante o percurso na freguesia do Sado, a identificação de potenciais barreiras arquitetónicas no território, para análise e resolução posterior.
O passeio “Não caias nessa!” vai replicado nas outras quatro freguesias do concelho – Azeitão, Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal –, com percursos adaptados às necessidades das populações.