Ponto de Transição: freguesia do Sado

O Ponto de Transição, projeto-piloto, a decorrer em Setúbal, de combate à pobreza energética e aconselhamento da população sobre formas de rentabilizar os consumos energéticos, está a funcionar desde quarta-feira na freguesia do Sado.

O contentor do Ponto de Transição, disponível para todos os munícipes junto da sede da Junta de Freguesia do Sado, tem como objetivo ajudar, gratuitamente, todos os que procuram aumentar a eficiência energética da sua habitação.

Para tal, é possível agendar uma avaliação energética, técnica e gratuita, à habitação no interior do contentor, a funcionar das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, pelo endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 925 260 049.

Esta é a segunda vez que Setúbal recebe o projeto desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a ENA – Agência e Ambiente da Arrábida, a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente e o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa, e em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia do Sado.

Entre fevereiro e setembro de 2022, o contentor esteve instalado junto do Mercado 2 de Abril e na Avenida Luísa Todi.

O Ponto de Transição inclui três frentes de ações, destinadas a dotar a população de informação e ferramentas adequadas que permitam contribuir para que o país proceda a uma transição energética mais justa e eficiente e se alcance um maior conforto térmico nas habitações.

O projeto pretende dar uma resposta inovadora e de proximidade no combate à pobreza energética, promovendo o envolvimento de todos os cidadãos no caminho para a descarbonização.

Além de conselhos e esclarecimentos sobre formas de melhorar, por exemplo, o conforto térmico e aumentar a eficiências energética das habitações, o Ponto de Transição ajuda também as famílias a definirem estratégias para a redução das despesas com eletricidade e gás, apontando financiamentos possíveis e auxiliando na submissão das respetivas candidaturas.

O projeto facilita, também, avaliações energéticas gratuitas das habitações de maneira a que possam ser identificadas oportunidades de melhoria.