Apresentação: Projeto de parque urbano na freguesia do Sado

A Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia do Sado apresentaram no passado dia 01 de junho à população um projeto de requalificação da zona da Rua Tomás Ribeiro, para criar um parque urbano com a maior área verde da freguesia.

Numa sessão pública com o vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, e a presidente de Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, as cerca de três dezenas de pessoas presentes, que podiam sugerir alterações, manifestaram a concordância com o projeto tal como foi apresentado.

A área de intervenção, alvo de um projeto feito pela Câmara Municipal de Setúbal, localiza-se no espaço entre a Rua Tomás Ribeiro e a linha de caminho de ferro, com um total de 8334 metros quadrados, incluindo 2090 metros quadrados de hortas, tendo 230 metros de comprimento e 35 de largura média.

“O objetivo é começar a obra ainda este ano para estar pronta antes do fim de 2024. Não se pode fazer tudo num dia, mas há um esforço da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de ir requalificando paulatinamente esta freguesia”, afirmou o vereador Carlos Rabaçal, adiantando que a obra vai ser executada de acordo com o projeto proposto, dada a concordância manifestada pelos moradores.

A presidente da Junta de Freguesia, Marlene Caetano, recordou que em causa está um terreno municipal para o qual existia um outro projeto “há muito tempo”, o qual teve alterações consoante o que os responsáveis pelas duas autarquias consideraram “que fazia sentido”, validadas pela população.

Carlos Rabaçal sublinhou que “não se trata de um pequeno arranjo, de disfarçar o que não está bem”, mas de criar “um parque urbano com muitas valências”, que fica “ao serviço da população e da freguesia” e vai ser, pela sua dimensão, “uma zona de bem-estar e de qualificação importante” daquela zona do concelho.

“Estamos a fazer um grande esforço no concelho para continuar a qualificar muitas zonas que ficaram muitos anos à espera de intervenção”, sublinhou ainda o vereador das Obras Municipais.

Em causa está uma segunda fase de requalificação do espaço, que na primeira recebeu um caminho pedonal, o acesso ao apeadeiro das Praias do Sado e zonas de estacionamento, passeios e passagem de peões. Neste momento, o local possui ainda algumas construções feitas pelos moradores, como muros, pavimentos e vedações.

O projeto pretende dar continuidade à primeira fase de requalificação e teve em conta o programa da Junta de Freguesia do Sado, as pré-existências, nomeadamente as hortas e os fluxos pedonais, e os seus destinatários, ou seja, a população.

Os técnicos municipais afirmam que o espaço, localizado entre o apeadeiro e o Bairro da Portucel, vai tornar-se a maior zona verde da freguesia do Sado, dotada de uma zona para eventos recreativos e culturais, com palco e estrutura de ensombramento, áreas de estadia, uma delas também destinada à atividade física, com máquinas e pérgula, e de uma de estadia/espera de comboios.

A zona de eventos vai ter piso liso que permita a utilização de skates, patins e bicicletas e também vai haver uma zona de merendas, com estrutura de ensombramento, grelhadores, mesas, bancos, contentores para resíduos sólidos urbanos e ecoponto, bem como, junto a uma zona de olival, um parque infantil vedado e com piso amortecedor e parede de escalada, poste e estrutura de trepar.

No que diz respeito às zonas verdes, vai ser mantida a maior parte das árvores existentes e está prevista a plantação de outras 72 com baixa necessidade de rega e manutenção, como a macieira-brava, a pereira-de-jardim e o cipreste, bem como um total de 1844 arbustos, especialmente de espécies autóctones.

O parque vai possuir um prado florido, que promove a biodiversidade, com 2280 metros quadrados e uma zona relvada na área central, com 1170. A rede de rega, o abastecimento das hortas e a lavagem dos pavimentos será feita com água captada através de um furo artesiano, ficando a da rede pública destinada apenas aos bebedouros.

O projeto prevê a criação de uma trincheira de retenção e infiltração de águas pluviais, a arborização do caminho pedonal com árvores ornamentais e a criação de dois pomares, um de macieiras-bravas e outro de pereiras-de-jardim, havendo a intenção de requalificar as hortas, no que diz respeito a acessos, vedações, portões e abastecimento de água para rega.

O caminho existente será prolongado entre a passagem superior e o Bairro da Portucel, permitindo o acesso às hortas. A intenção é manter a existência das hortas, embora qualificadas e organizadas, mas esse ponto está dependente de reuniões com os hortelões existentes e com pessoas interessadas em também assumirem espaços de cultivo, porque as duas autarquias pretendem saber com o que podem contar.

Está prevista a construção de uma zona de estacionamento com 17 lugares, em pavimento permeável, com o objetivo de evitar o estacionamento nos passeios e de também ser uma área que possa acolher eventos temporários, como feiras.