Receção à comunidade educativa reúne 700 pessoas

Cerca de setecentas pessoas participaram ontem na receção à comunidade educativa de Setúbal, realizada na Praia da Saúde, cerimónia que evidenciou o trabalho que a Câmara Municipal realiza, com parcerias, pela melhoria das condições de ensino.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, discursando em representação do presidente André Martins, recordou que há duas semanas a autarquia assinou os protocolos da Escola a Tempo Inteiro com os agrupamentos escolares e associações de pais e, em conjunto com as juntas de freguesia, na pausa letiva foram realizadas obras de melhoramento nas escolas.

Relativamente aos protocolos da Escola a Tempo Inteiro, sublinhou que o investimento municipal nesta área é de 1 milhão e 238 mil euros neste ano letivo, de modo a contribuir “para reforçar o papel crucial do movimento associativo de pais e encarregados de educação nas escolas e na comunidade e o seu papel enquanto parceiros fundamentais e de proximidade com a Câmara Municipal”.

Sobre o trabalho de preparação das escolas para o novo ano letivo, realizado com as juntas de freguesia, deu como exemplo a abertura de um jardim de infância no Montinho da Cotovia. Recordou ainda que em breve vai avançar a construção Centro Escolar Barbosa du Bocage, no âmbito da Operação Integrada Local na União de Freguesias de Setúbal.

Carla Guerreiro destacou igualmente como “boa notícia” o facto de este ano letivo Setúbal registar um “aumento substancial da população escolar em todos os níveis de ensino”, que saudou por se verificar “num tempo em que o país passa pelas bem conhecidas dificuldades demográficas”.

Acompanhada de membros dos diversos órgãos autárquicos, a vice-presidente abordou também as “questões complexas por resolver”, como a das escolas que foram entregues à autarquia “em muito mau estado” pela Administração Central e que, desde 1 de abril de 2022, já implicaram despesas superiores a três milhões de euros não suportadas pelos valores transferidos do Orçamento de Estado.

“Foram-nos entregues num estado lastimável, sem que antes o poder central cuidasse de definir e implementar as necessárias soluções para os problemas de que padecem.

Tudo isto acontece no contexto de um processo de transferência de competências para as autarquias mal feito e injusto, do ponto de vista financeiro e não só”, disse.

Carla Guerreiro lembrou que, em 2022, a Câmara Municipal aceitou essas competências “sob protesto” e salientou que, “desta forma, as autarquias locais terão muitas dificuldades em cumprir responsabilidades que lhes pertencem desde sempre”.

No entanto, adiantou que a Câmara Municipal já está a trabalhar “nos projetos de requalificação de quatro escolas”, a secundária de Bocage e as básicas de Azeitão, Aranguez e Barbosa du Bocage, pelo que “haverá ainda um período em que se registarão algumas obrigatórias alterações no funcionamento destes estabelecimentos de ensino”.

A autarca manifestou “total solidariedade com a intensidade que os professores têm colocado” na luta pela “valorização da sua profissão e das suas carreiras” e pediu à comunidade educativa que se envolva nas comemorações do centenário do nascimento do Sebastião da Gama e dos 50 anos do 25 de Abril, que decorrem em 2024, “assumindo, inequivocamente, a escola pública como uma das conquistas de Abril”.

O início da noite na Praia da Saúde incluiu uma atuação do Grupo Experimental de Teatro Luísa Todi, composto por docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, que, em tom de comédia, abordou as questões que preocupam os profissionais da educação.

O DJ António Patronilho animou o resto da sessão, num dia em que um grupo de atores do Teatro de Animação de Setúbal também compareceu na Praia da Saúde, retratando uma ida à praia de uma ruidosa família portuguesa, carregada de boias, comida e bebida.