Oficinas lúdicas unem famílias

Um conjunto de oficinas gratuitas, que visam o envolvimento das famílias nas Atividades de Enriquecimento Curricular desenvolvidas nas escolas, realiza-se até dia 27, no Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado.

Oficinas Pais & Filhos, projeto dinamizado pela COSAP – Federação Concelhia das Associações de Pais, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia do Sado e o Toc'Animar, teve início no sábado de manhã, com uma sessão de abertura na qual a vice-presidente, Carla Guerreiro, destacou o papel do associativismo na vida da comunidade.

A autarca abordou a importância do trabalho de associações e instituições “numa perspetiva de cidade educadora, em que todos fazem parte e contribuem para a educação ao longo da vida”.

Carla Guerreiro valorizou a iniciativa da COSAP, assim como “a parceria e o trabalho desenvolvido em conjunto com o município de Setúbal” para promover, ao abrigo de um protocolo celebrado entre as duas entidades, as Atividades de Enriquecimento Curricular nos Agrupamentos de Escolas Sebastião da Gama, Ordem de Sant'Iago e Lima de Freitas.

A iniciativa, que contou igualmente, com as participações da presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, e do presidente da COSAP, Orlando Serrano, marcou o início de um conjunto de atividades de desporto, música, movimento e drama, para miúdos e graúdos, de inscrição gratuita a efetuar online no site https://cosap.pt/opf.

Com início sempre às 18h00, há ateliers de fantoches e de marionetas, no dia 15, de ritmos de percussão com objetos improvisados, a 16, e de expressão corporal e dramática, a 19. Nos dias 17 e 18, realizam-se, respetivamente, as Horas do Conto “Uma aventura no arco-íris” e “O Monstro das Cores”.

No sábado, dia 20, às 14h00, realizam-se ateliers de cozinha saudável e de papel, e no domingo, 21, há Mindfullness Eating, às 10h00, e técnicas para crianças com necessidades especiais, às 14h00.

De 22 a 26 de maio, sempre com início às 18h00, há o “Cantinho das Suculentas”, a 22, “Iniciação ao Karaté”, a 23, “Exercícios a dois: Emoções, respirar, tocar e refletir”, a 25, e “Redes sociais: fotografia, escrita criativa e boas práticas”, a 26.

As Oficinas Pais & Filhos terminam no dia 27 com um peddy paper, com início às 09h00, pelo bairro onde está inserido o Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado seguido de um atelier ecológico.

À noite, às 20h30, há Cinema ao Ar Livre com a exibição de curtas de animação.